Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Anna Florência: do desenvolvimento ao abandono

Fundada por José Vieira Martins, Francisco Vieira Martins, Ângelo Vieira Martins, Manoel Vieira de Souza e Luiz Augusto de Souza e Silva, a Usina teve sua construção iniciada em 1883. No ano de 1885 sua primeira produção foi toda vendida para Ouro Preto.
Fundadores da Usina - 1886

“Em 1883 a Firma Thompson Black e Cia, da cidade de Campos, vem para montar a Usina e em 1885 sua primeira safra de açúcar é toda vendida a Ouro Preto, levada por “tropas” ao preço de 12 a 16 réis o saco”. Trecho extraído do livro: Guardei na Memória - Maria Sylvia Salles Coelho.
Usina Anna Florência - 1922

O Bairro Anna Florência tem uma historia maravilhosa de conquistas. Foi à primeira Usina a produzir açúcar em Minas Gerais, ou seja, o auge que Ponte Nova e Região tiveram no período em que éramos referencia na produção do açúcar, se deve principalmente a Primeira Usina de Minas Gerais (Usina Anna Florência). 

Foto de 2011 
Abaixo fotos tiradas recentemente do Escritório da Usina, onde podemos notar total abandono. Um tempo atrás falaram que a melhor solução seria jogar no chão esse importante prédio. Sou totalmente contra essa atitude irresponsável de pessoas que não querem preservar nossa história, Ponte Nova precisa URGENTEMENTE de uma melhor política voltada para a preservação. A Cidade tem varia prédios que se encontra em situação semelhante ou se não pior. Tristeza, esse é o sentimento que define aquilo que estou sentindo agora.

Escritório abandonado - 2012 

Escritório abandonado - 2012 

Escritório abandonado - 2012
Hoje o que tenho visto é um bairro abandoando. Não chega nem aos pés do que já foi um dia. Sinto tristeza ao saber que aquele bairro, referencia em desenvolvimento, se encontra dessa maneira

Balança - 2012
Antiga Escola - 2012

Antiga Escola - 2012 

Silo - 2012

Usina Anna Florência - 2011
Usina Anna Florência - 2011

Quero terminar essa publicação fazem um pedido a todos, ajudem a divulgar a situação lamentável que o bairro se encontra. É dever do cidadão de bem, cuidar da nossa historia. Sou a Favor de uma melhor politica de preservação. 

Guilherme Belmiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário